De 1 a 4 de junho realizou-se a FELIBA 2023 – Feira do Livro de Baião, de um interregno devido à pandemia.
A sessão de abertura ficou marcada pelas intervenções do presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, e da vereadora da Cultura e Educação, Anabela Cardoso, que deram as boas-vindas aos alunos e professores dos diversos jardins de infância do concelho, que se deslocaram a este espaço cultural no primeiro dia da iniciativa, relevando a importância das bibliotecas e da leitura, apelando à fruição deste espaço, que é de todos.
A manhã do primeiro dia ficou marcada pela participação da contadora de estórias e escritora Clara Haddad que encantou pequenos e graúdos com a magia da narração de um dos contos da sua autoria, “Poeira de Estrelas” e, durante a tarde, foi lido o novo livro de António Mota, “O caracol e os trevos” por uma técnica da biblioteca.
O segundo dia da FELIBA contou com a presença do escritor de literatura para a infância Pedro Seromenho que, com a sua alegria e boa disposição constantes, brindou a comunidade escolar com a dinamização de algumas das suas estórias e ainda proporcionou um divertido momento de ilustração.
Na noite do dia 2, a Biblioteca Municipal António Mota recebeu a visita da escritora, atriz e guionista Gabriela Relvas que, além de falar um pouco de si e do seu percurso profissional, falou também sobre o seu primeiro romance, “Gula de uma rapariga esquelética de amor”, cuja apresentação ficou a cargo da bibliotecária municipal.
Esta sessão terminou da melhor forma, com a atuação de Francisco Teixeira e Tiago Manuel, dois alunos da Escola de Música de Baião, sob a orientação da professora Rosário Queirós.
Na tarde de 3 de junho, foi apresentada a nova edição do livro “Outros tempos”, de António Mota, pelo próprio autor, que se fez acompanhar de Vítor Silva Mota, seu editor, e cuja sessão de abertura foi feita pela vereadora Anabela Cardoso, que destacou a utilização deste livro no projeto “Conta comigo: leitura à distância de uma chamada”, realizado em 2021, junto da comunidade sénior.
Seguiu-se a apresentação do livro “Viajar com…Agustina Bessa-Luís”, que contou com a presença de João Ribeiro da Silva, da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito das Comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís.
Durante o dia de sábado, marcaram presença no stand da Feira do Livro os autores Adelino Silva, Filipe Bacelo, Luísa Maria Cabral e Augusto Gonçalves. Ao longo dos quatro dias da FELIBA, esteve aberto ao público um stand para comercialização de livros que, este ano, esteve a cargo da Rota do Livro.