Assembleia Municipal de Baião realizou reunião descentralizada em Santa Marinha do Zêzere

A Assembleia Municipal de Baião, respeitando, mais uma vez, o compromisso de descentralização das sessões, realizou, no dia 24 de junho, uma reunião ordinária, na Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere.

O Plenário aprovou, por unanimidade, acompanhando a decisão tomada na Reunião de Câmara realizada no dia 20 de abril, a Carta Social de Baião, documento fundamental para o estudo, planeamento e dinâmica da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais e estratégico no processo de definição e adequação das políticas sociais.

Também por unanimidade, foram aprovadas todas as restantes propostas:

– Adesão do Município de Baião à RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade.

– Protocolo entre o Município de Baião e a Freguesia de Gestaçô;

– Abertura de Procedimento Concursal para Cargo Dirigente – Designação do Júri;

– Terceira Alteração Modificativa ao Orçamento para o Ano de 2023.

Ainda no Período da Ordem do Dia, foi feita a apreciação da informação escrita sobre a atividade da Câmara Municipal e informação da situação financeira do Município, bem como a apresentação da Listagem de Compromissos Plurianuais do ano de 2023, assumidos ao abrigo da autorização prévia de 2022/11/15, concedida pela Assembleia Municipal de Baião.

No período de Antes da Ordem do Dia, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do professor Orlando Gil Varejão Batista.

Foram também aprovados por unanimidade votos de louvor à Associação Desportiva de Baião, pelo empenho e dedicação, com um sublinhado para a época 2022-2023 e também ao jornal “O Comércio de Baião” pela celebração do 30.º aniversário do único órgão de comunicação social com sede em Baião.

Nesta fase da sessão intervieram o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, o Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Vieira, o Secretário da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Sérgio Monteiro, o Presidente da Junta de Freguesia de Viariz, André Miguel Ribeiro, o deputado municipal, José Matos e as deputadas municipais Isabel Ferreira, Ana Raquel Azevedo e Cláudia Madureira.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que respondeu às interpelações dos deputados municipais e, dando nota da sua satisfação pela realização do plenário em Santa Marinha do Zêzere, fez referência a algumas figuras ilustres daquela vila baionense.

Durante a sessão, a Assembleia foi informada do falecimento de António Soares Barbosa, ex-deputado municipal, tendo sido guardado um minuto de silêncio em sua homenagem, por proposta do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca.