Um programa rico e diversificado fez de Baião o centro da Região, entre os dias 17 e 24 de agosto. As Festas Concelhias e de São Bartolomeu, com uma proposta assente nas tradições enriquecidas pelo convívio com a modernidade, resultaram em ruas cheias de gente, animada e divertida.
“Um sucesso que reafirma e reforça o que representam as Festas concelhias. O ponto alto de cada verão, de encontro e reencontro dos baionenses e dos muitos visitantes”, sublinhou o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, deixando um agradecimento especial à “Comissão de Festas, a todos os que participaram e a quantos tornaram possível mais uma grande celebração”.
Com o cair do pano da edição 2023 das Festas Concelhias, ficam registos, alegres e felizes dos milhares de pessoas que Baião acolheu ao longo de 8 dias. Vivências, muitas delas inesquecíveis e que garantem o regresso ao nosso concelho dos visitantes que se sentiram em casa pela forma calorosa como foram recebidos.
O Desfile de Moda e Noite Branca marcou o arranque da edição, evidenciando quadros de beleza e elegância, na Praça Eça de Queiroz, numa organização da Associação Empresarial de Baião e com o apoio da Câmara Municipal.
A Música para todos os gostos foi uma constante, proporcionando momentos de grande animação, numa diversidade de ritmos e estilos que ecoaram pelas ruas da vila de Baião. Grupos de Concertinas, grupos de Bombos, Fanfarra, Bandas de Música, espetáculos de Música Popular e Tradicional, Festival Internacional de Folclore, concertos com artistas locais e nacionais, marcaram a banda sonora de todos os dias.
DESFILE DE GADO E DE CARROS DE VACAS
As Festas Concelhias continuam a ter no Concurso de Gado de Raça Arouquesa, uma das iniciativas mais concorridas, e este ano não fugiu à regra, sendo apresentados exemplares vindos, não só de Baião, mas também de concelhos vizinhos e mesmo de localidades mais distantes. Após a decisão do júri do concurso e a atribuição das classificações, os imponentes animais, conduzidos pelos orgulhosos proprietários, desfilaram pelo centro da vila de Baião, até se concentrarem junto ao edifício da Câmara Municipal, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios. Tendo em conta as altas temperaturas que se faziam sentir, a organização deu indicação aos proprietários para que conduzissem os animais para lugares mais protegidos do calor.
Em paralelo ao concurso, a Câmara Municipal de Baião atribuiu, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, um incentivo no valor de 100 euros. Uma verba que é direcionada para os criadores do concelho de Baião, obedecendo à condição de que as novilhas nasçam no nosso concelho e se mantenham na exploração, pelo menos até aos seis meses.
FEIRA DE ARTESANATO
Destaque também para a Feira de Artesanato que reuniu, na praça D. Manuel de Castro, verdadeiros artistas em diversas áreas, desde as bengalas aos bordados, miniaturas em madeira, doces, licores, trabalhos em cobre, peças de barro, loiça decorativa, bonecas de pano tradicionais, entre outras peças originais e genuínas.
Pequenas obras de arte que cativaram muitos visitantes que levaram de Baião, além dos momentos alegres e divertidos, peças e produtos genuínos dos nossos artesãos como recordação. Na hora de encerrar a edição de Feira, quando recebiam os diplomas de participação, os artesãos deram conta da sua satisfação pela forma como são “acarinhados e incentivados pelo Município para darmos continuidade às tradições concelhias. Fazem-nos sentir que vale a pena e que estamos juntos na defesa e na preservação do que é verdadeiramente nosso”, sublinharam, garantindo o regresso no próximo ano.
No dia de encerramento, dia 24 de agosto, feriado municipal, realizaram-se as cerimónias religiosas – Missa Solene e a Procissão em Honra do Santo Padroeiro, São Bartolomeu – abrilhantadas pela Banda Marcial de Ancede e pela Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere. Após desfile nas ruas, as duas bandas encontraram-se nos dois coretos improvisados na Avenida 25 de Abril, junto à Igreja, onde atuaram, num espetáculo fantástico, de enorme qualidade, fechando com chave de ouro a edição 2023 das Festas Concelhias e de São Bartolomeu.
Orgulhoso do sucesso da edição, o presidente da Comissão de Festas, José Manuel Ribeiro, era o rosto da satisfação – “hoje sentimos que vale a pena a dedicação, o esforço que fazemos. São muitas as pessoas envolvidas e agradeço a todas o trabalho que fizeram. Naturalmente, à Câmara Municipal de Baião, um agradecimento especial pelo apoio, sem o qual seria impossível realizar as Festas com este nível e esta dimensão”, confessou.
As Festas Concelhias e de São Bartolomeu são organizadas por uma Comissão de Festas liderada pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e conta com o apoio do Município.