Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas – um sucesso crescente

A cada ano que passa, a Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, em Santa Marinha do Zêzere, Baião, reafirma e reforça a seu estatuto como evento enogastronómico de referência na região. A sua 6.ª edição realizou-se nos dias 1,2 e 3 de setembro, e o Centro Cívico, foi, uma vez mais, o local de encontro de baionenses e de muitos visitantes, rendidos ao desafio dos sabores e à excelência dos nossos produtos.

O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, destacou a evolução que o certame tem vindo a registar, todos os anos, integrando-se numa estratégia de promoção “pela positiva do nosso município, atraindo milhares de pessoas, contribuindo para a promoção do território, no caso, do Turismo, um dos pilares mais importantes da nossa economia, cujo crescimento registado todos os anos, irradia para outras áreas do nosso tecido económico”, frisou. O edil baionense salientou ainda “o exemplo de descentralização, alinhado com a promoção de grandes eventos noutros locais para além da vila de Baião”.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, a Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, “uma marca do concelho e da região, foi mais uma vez um sucesso que nos motiva para continuar a crescer, alcançando o objetivo principal que é a promoção e divulgação do melhor que temos no concelho”, afirmou, agradecendo a todos os envolvidos o empenho a dedicação e o esforço, dando nota da satisfação dos expositores.

Também o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, destacou a “evolução do evento e o lugar de destaque que já conquistou no contexto das iniciativas do género na região”, sublinhando que “este resultado só se alcança com o empenho, a dedicação e união de todos, como se comprova neste caso”, garantiu.

Foram três dias de convívio, reunindo familiares e amigos vindos de todo o concelho e da região, atraídos pelos melhores petiscos tradicionais acompanhados pelos vinhos verdes da sub-região de Baião e com animação permanente para todos os gostos e idades. Presente esteve também o artesanato, licores e outros produtos locais e foi também realizada a “Caminhada D’avesso”, numa parceria com a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.

Em linha com o que acontece em todos os eventos realizados em Baião, foram implementadas medidas de sustentabilidade ambiental, tais como, reforço dos ecopontos, instalação de bebedouros e de iluminação led, colocação de cinzeiros, utilização de produtos locais com reduzida pegada ecológica, recolha e tratamento de resíduos orgânicos (biorresíduos), além de ações de sensibilização junto dos visitantes.

A Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, em Santa Marinha do Zêzere, foi organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Baião. O sucesso do certame garante o reencontro, no próximo ano, para novo desafio de sabores.