Agrupamentos de escolas de Baião agraciados novamente com a bandeira verde do programa Eco-Escolas

Os três agrupamentos de escolas do concelho de Baião – Agrupamento de Escolas Vale de Ovil, Agrupamento de Escolas de Sudeste e Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede, revalidaram o galardão “Bandeiras Verdes” do programa “Eco-Escolas”.

Estiveram presentes 11 alunos e 3 professores, numa cerimónia realizada no dia 13 de outubro, em Braga, onde receberam as “Bandeiras Verdes”, numa manifestação simbólica do compromisso assumido pelas escolas em prol da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, bem como pelo trabalho realizado por estes alunos e professores no ano letivo de 2022/2023, durante o qual elaboraram um conjunto de práticas ambientais que permitiram contribuir para a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade.

 BAIÃO RECONHECIDO COMO MUNICÍPIO PARCEIRO

O Município de Baião foi também reconhecido como “Município Parceiro”, em virtude do incentivo e apoio prestados aos Agrupamentos, no âmbito deste Programa, que envolve alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário, reconhecendo e premiando o trabalho e as boas práticas ambientais desenvolvidas nestes estabelecimentos de ensino.

O Eco-Escolas é um Programa da Fundação Internacional para a Educação Ambiental (Internacional Foundation for Environmental Education) que está presente em 74 países, e é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul Da Europa (ABAAE).

Para obter este reconhecimento, a escola tem de concretizar pelo menos dois terços do seu plano de ação e de realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de, pelo menos, um dos temas do ano.

Para além disso, deve seguir a metodologia dos sete passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade e Eco-Código.

O Município de Baião é instituição parceira do projeto Eco-Escolas desde o ano letivo 2006/2007.